segunda-feira, 31 de outubro de 2011

OS PILARES DA FÉ PROTESTANTE

Meus irmãos, no dia 31 de outubro de 1517 o monge agostiniano Martinho Lutero pregou na porta de Wittemberg as chamadas "95 teses". Lutero estava dando início a fé protestante sustentada em cinco pilares, como texto base ele citou:
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." Romanos 1:16-17.
As cinco fases da fé protestante é:

SOLA SCRIPTURA

Somente a Bíblia sagrada é a nossa regra de fé, nenhuma outra literatura ou livro deve ser base da nossa fé, todos os ensinamentos cristãos devem estar pautado na Bíblia, ela é infalível e suficiente, não devemos seguir a tradição ou outros livros como tendo caráter sagrado e que complementam a Palavra de Deus.

SOLO CHRISTUS

Somente Cristo é o caminho, ele é a verdade e a vida, o único que devemos adorar e entregar a nossa vida, dele provém a salvação através da fé na sua morte expiatória e ressurreição. Outras pessoas não são dignas de nossa adoração. Creia em Cristo e viva para fazer a vontade dele e andaremos no caminho da vida. 

SOLA GRATIA

A graça de Deus é o favor imerecido de Deus por nós pecadores, nao mereciamos receber nada de Deus, ele nos amou sendo nós pecadores, nos resgatou e não merecíamos, todas as bençãos que ele nos dá é pela sua graça. Não necessitamos pagar promessas, fazer sacrificios de tolo ou supertições "cristãs", mas nos contentarmos com a Graça do Senhor sobre a nossa vida. 

SOLA FIDE

Somente pela fé que podemos ser salvo, a fé em Cristo Jesus, e não as nossas obras.Esta fé é dom de Deus, por isso precisamos crer, sem fé é impossível agradar a Deus.

SOLI DEL GLÓRIA

Somente a Deus devemos dar glória, a ele todo o louvor e adoração, entregue a ele os seus caminhos, a sua força e glorifique a ele em tudo porque o Criador, o todo Poderoso é digno de toda a adoração e o Senhor diz na Palavra que ele não reparte a sua glória com ninguém, Glória a Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário